Exposição Space Adventure – Shopping Eldorado

Em uma tenda climatizada de 2.600m² será especialmente criado no estacionamento do Shopping Eldorado para receber a mostra que apresentará, mais de 300 itens originais da NASA e 20 réplicas, dentre elas, a cápsula Apollo 11. O “ROVING”, veículo de quatro rodas conhecido popularmente como “Buggy lunar”, em tamanho real, além das naves  como por exemplo TITAN e JUNO. Todos os itens serão expostos pela primeira vez no Brasil e foram reunidos a partir do acervo da NASA, em parceria com o Museu e Centro de Educação Espacial COSMOSPHERE de Hutchinson, Kansas (EUA). 

Toda a parte de tecnologia das primeiras missões espaciais também está contemplada na exposição. Os primeiros computadores usados na década de 60, ferramentas, caixas de coleta do material lunar, painéis de controle das naves, rádios usados para a comunicação entre as naves e a Terra, além de câmeras de fotografia, cinema e de aparelhos que filtravam o ar dentro dos pequenos módulos.

CHARLES DUKE: Um dos 12 homens a pisar na Lua chegará ao Brasil

Enquanto o passado e o futuro da ciência espacial serão explorados por diversas gerações de brasileiros nas duas exposições, a missão se completará assim que o astronauta Charles Duke chegar ao Brasil, em agosto, para a inauguração da Space Adventure. Duke, um dos três homens ainda vivos que pisaram na Lua, irá participar de um encontro especial no Teatro Santander para compartilhar suas experiências.

Em 1969, Duke foi o CAPCOM – o profissional da NASA que se comunica em tempo real com os astronautas no espaço durante as missões. No programa Apollo 11, direto da base localizada em Houston, suas primeiras palavras a Neil Armstrong e Buzz Aldrin, assim que eles avisaram que pousaram na Lua (“Houston, aqui Base da Tranquilidade. A Águia pousou.”) ficaram famosas no mundo inteiro, através da transmissão de TV: “Entendido, Base da Tranquilidade, recebemos sua mensagem do solo. Vocês fizeram um monte de caras ficarem azuis por aqui. Já podemos respirar de novo. Muito obrigado”.

Em 1971, Duke tornou-se o décimo homem a pisar na Lua como piloto do Módulo Lunar Orion, na missão Apollo 16, junto com o astronauta John Young, na quinta missão tripulada do Programa Apollo, que pousou na montanhosa região lunar de Descartes. O Orion passou 71 horas pousado na Lua e Duke ficou 20 horas sobre a superfície, coletando quase 100 kgs de rochas e realizando diversas experiências científicas na área mais geograficamente acidentada da Lua.